Gato Saúde

Como medir a temperatura de um gato com febre

É muito importante saber medir a temperatura, se ela estiver acima da média, você tem um gato com febre e esse pode ser o momento de levá-lo ao veterinário.

Medição da temperatura pelo reto

A primeira e mais recomendada forma de medir a temperatura do gato é pelo ânus do animal. Para realizar essa medição, siga os seguintes passos:

1. Tenha em mãos um termômetro tradicional de mercúrio (daquele utilizados para humanos, porém, para uso exclusivo do seu gato).

 2. Certifique-se de que ele está em boas condições e de que ele tem mercúrio. Balance-o para baixo até que o mercúrio atinja 35 graus.

3. Utilize lubrificantes naturais (que sejam preferencialmente à base de água, como é o caso da vaselina) no termômetro.

4. Segure o seu bichano embaixo do braço. Conte com a ajuda de alguém caso ele seja muito bravo ou agitado.

5. Em seguida, erga o rabo do gato e introduza cerca de 3 centímetros do termômetro no interior do reto.

6. Mantenha o termômetro no reto por, pelo menos, 2 minutos.

7. Retire o termômetro, limpe-o e verifique rapidamente a temperatura do gato. O mais indicado é que ela esteja entre 37.8 e 39.5 graus Celsius. Acima disso, é preciso levá-lo ao veterinário (principalmente se houverem outros sintomas).

 Medição da temperatura pelo ouvido

Outra forma de medir a temperatura do gato é por meio de um termômetro do tipo auricular, desenvolvido especificadamente para animais de estimação como gatos e cachorros. Esse termômetro conta com pontas maiores, para que seja possível alcançar o interior do canal auditivo dos felinos.

Para medir a temperatura do gato com ele é necessário introduzi-lo nos ouvidos e segurar por cerca de 2 minutos. Em seguida, é só tirá-lo e observar a temperatura do gato em um pequeno painel.

O termômetro auricular para gatos pode ser encontrado tanto em petshops e clínicas de médicos veterinários como também em lojas especializadas na venda de artigos para animais de estimação.

 

Leave a Comment